Violência Psicológica


A violência psicológica esta diretamente ligada a todos os tipos de violência, a negligencia,violência física,sexual, enfim é a base das outras formas de violência e por isso ela é a mais frequente e raramente acontece sozinha.

Os seis primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento e o ambiente em que a criança vive interfere diretamente no desenvolvimento intelectual, afetivo, emocional e na saúde.

A violência psicológica acontece em casa e na escola por meio de agressões verbais,intimidação,insultos e que geralmente antecede uma agressão física e existe também o bullying, esse não consiste somente em agressões fisicas , mas ele acontece por meio da intimidação,chantagem e assédio e que deixam marcas profundas.O bullying consiste em discriminação por classe social ou por características do individuo , incluindo a até a deficiência.

A violência psicológica aparece e é classificada como:

Rejeição afetiva: Que inclui o comprometimento na auto estima,rejeição de afeto (rejeitar um abraço, um beijo, aproximação da criança com os pais), agressão verbal, inferiorização e comparação do mesmo.

Expectativa e exigência: tarefas em excesso que não estão ao alcance da criança , desrespeitando as condições e idade , comprometendo seu lazer, aprendizagem e descanso.

Terrorismo: Ameaças,abandono,punições fora do controle e medo na criança.

Isolamento e confinamento: Proibição da criança ter um relacionamento fora de casa, isolando e prendendo.

Corrupção e exploração:motivação a agressão física e verbal e exploração do mesmo para o trabalho e em muitos casos a exploração sexual.

A criança agredida se torna uma criança com extrema carência,depressão,com baixa auto estima, extrema dependência, desenvolvimento escolar comprometido e dificuldade para se relacionar com os demais, acaba se tornando uma criança arisca ou tímida demais. Violência psicológica não deixa marcas visíveis, mas deixa marcas na vida psicológica e que pode ser irrecuperáveis ao individuo. Mata de dentro pra fora.

-Segundo dados a violência psicológica é líder,de acordo com um estudo - que analisou 2.421 relatos coletados no Brasil sobre a aplicação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) -, 36% das 1.276 histórias classificadas como exemplos de violação de direitos são ações realizadas por parentes ou responsáveis legais das vítimas.

É importante que profissionais ,principalmente nas escolas observem na criança, as marcas físicas, mudanças de comportamento,medo de ir pra casa,baixo rendimento escolar, isso pode ser um sinal de que algo está errado e que providencias devem ser tomadas. E principalmente dar atenção ao que a criança fala, criança geralmente não mente e sua opinião deve ser levada em conta como ser humano que ela é.

E quando a violência psicológica acontece nas escolas (bullying) os pais devem procurar a direção da escola, relatar o problema e a escola deve fazer um trabalho com o agressor e com a vitima e cabe aos pais dos dois (vitima e agressor) conversar e nos casos mais graves encaminhar para um tratamento mais amplo.Assim o encaminhamento para um tratamento psicológico na vítima e no agressor, dependendo do caso é fundamental para a reestruturação física e moral do individuo.

Famílias e crianças podem ser restauradas sem ‘expor’ o caso, sem mais agressão, o adulto deve aprender a conversar,brincar,criar um vinculo familiar,o equilibrio, dar atenção e dar toda a assistência necessária para o desenvolvimento e bem estar da criança e assim aquela criança provavelmente não se tornará um adulto rebelde e mais um agressor futuramente.


Fontes:





1 comentários:

a vida toda eu sofri agressão psicologica desde criança que me conheço por gente pelo meu tio irmão de meu pai, alem disso ele tbm sempre tinha malicias comigo, tipo estupro psicologico, isso destruiu minha vida, sempre tive pessimo rendimento na escola, nao consegui terminar uma faculdade e me envolvi com drogas que nao consegui me livrar até hj e meus pais e familiares só me julga, eu lembro qndo criança eu contava pros meus pais sobre oq acontecia, mas eles nao dava muita importancia, falava que era o jeito dele msm, e nos dias de hj meus pais só briga cmg pq nao cresci na vida, mas na verdade eles tem um pouco de culpa por nao ter me resgatado das agressoes deste tio, agora me tornei uma pessoa depressiva revoltada com a vida, todo remedios tarja preta, a vida pra mim nao tem sentido nenhum, pq ateh hj todos os dias lembro das agressoes psicologica que sofri desse tio.

Postar um comentário