Violência Psicológica - Consequências


No dia 07 de Abril de 2011 aconteceu um fato inédito no Brasil, na Escola Municipal Tasso da Silveira , em Realengo , Rio de Janeiro um ex aluno Wellington Menezes De Oliveira de 23 anos , atacou a escola , em um ato de crueldade, executou alunos por volta das 8:30 da manhã.
Filho adotivo, perdeu a mãe a pouco tempo e segundo conhecidos no passado, na mesma escola Wellington foi vitima de intimidação por ser um aluno calado, e com um problema em uma das pernas ele era vitima de gozação e apelidos, tais como Sherman (nerd interpretado por Cris Owen no filme ‘American Pie’ e de ‘Suingue’, devido o fato de marcar de uma das pernas.Não justificando de forma alguma a crueldade realizada na manhã de quinta-feira, tudo nos indica que o sujeito tinha algum distúrbio psicológico.
Wellington adentrou a escola naquela manhã alegando a uma ex professora que iria fazer uma palestra para os alunos, e subindo para as salas efetuou a execução dos alunos, atirando friamente e com um objetivo á traçar. O massacre só foi interrompido com a chegada de um policial que atirou nas pernas do rapaz, evitando assim que ele causasse mais mortes. O mesmo quando caiu baleado, se suicidou com um tiro na boca. Junto com o suicida foi encontrada uma carta, e nela dizia exatamente o que ele faria, ele já tinha um objetivo e em seguida ele iria se matar.
E o que a gente pode pensar a respeito do que leva uma pessoa a cometer um absurdo desse? Será que essa pessoa, por ser filho adotivo já carregava algum problema e por isso foi um adolescente quieto, sem muitos amigos, e vitima de bullying na escola? Será que faltou algum tipo de atenção, um tratamento psicológico adequado, uma participação familiar, afim de evitar essa tragédia? Mas com que intuito, pra que e por que ele resolveu atacar crianças (maioria meninas) que não tinham nada, nenhum tipo de envolvimento com ele e nem uma delas seriam ex colegas de escola.?
Muitas pessoas vitimas da violência na infância, carregam conseqüências irreversíveis para toda a vida. Crianças vitimas da violência em geral, principalmente a violência psicológica, tendem a ser adultos calados,tímidos, depressivos, com dificuldade em se relacionar, e muitas vezes agressivos.O tratamento psicológico nesse caso é fundamental para as crianças que foram expectadores e vitimas do caso , e para as famílias que estão em um momento inconsolável e necessitam de uma atenção também.
A fim de evitar esses fatos um programa em combate ao bullying (intimidação) nas escolas é fundamental para evitar futuros adultos agressivos e a atenção da família na infância, evitando e tratando , lembrando que vitimas de violência psicológica nem sempre se tornam adultos psicopatas que não estão na realidade, que se fecham no seu mundo e cometem atos de covardia e crueldade como esse ocorrido no Rio, mas tendem a ter uma série de outros problemas que merecem atenção especial também, salvo os casos em que a vitima usa isso para análise da própria vida e se tornam grandes vencedores.

Fonte:  

0 comentários:

Postar um comentário